quinta-feira, 11 de abril de 2013

Viagem de Beyoncé e Jay-Z a Cuba é legal


A polémica está lançada. A legalidade da viagem que Beyoncé e Jay-Z fizeram a Cuba foi questionada por deputados republicanos. Apesar de a viagem ter sido considerada legal, a questão mantém-se: estaremos perante a abertura de um precedente?
Alaistar Fitzpayne, o secretário-adjunto do Tesouro norte-americano para os assuntos legislativos, garantiu aos deputados que a viagem do casal não violou qualquer lei. “É nosso entendimento que os viajantes em questão deslocaram-se a Cuba para um intercâmbio cultural organizado por um grupo autorizado pelo Gabinete de Controlo de Activos Estrangeiros (OFAC, na sigla inglesa) para patrocinar e organizar programas de intercâmbio em Cuba”, pode-se ler na carta que o secretário-adjunto enviou aos republicanos.
O senador republicano da Florida, Marco Rubio, também se pronunciou souber o assunto. “Segundo as notícias, a viagem de Beyoncé e Jay-Z a Cuba, que foi classificada como ‘propaganda institucional’, foi totalmente autorizada pelo Tesouro norte-americano”, declarou o senador. E acrescenta: “Se isto for verdade, a administração Obama deverá explicar como é que estas viagens estão de acordo com a lei. Deveria também divulgar quantas mais viagens foram autorizadas”.
Ileana Ros-Lehtinen e Mario Diaz-Balart, os dois deputados que questionaram o tipo de autorização que o casal obteve antes de viajar, relembram que “a lei norte-americana proíbe a autorização de transacções financeiras para actividades turísticas em Cuba”, através de uma carta enviada para o OFAC.
Apesar da resposta por parte de Alaistar, os dois deputados republicanos não se ficaram e acusaram o presidente Barack Obama de “permitir que esta crise chegasse a este ponto”. “Enquanto o presidente se distraía com a situação da Coreia do Norte, a Beyoncé e o Jay-Z estavam envolvidos em actividades perigosas no nosso próprio continente”.
De acordo com os dois deputados, é necessário “enviar uma mensagem forte ao casal de que os Estados Unidos não aceitarão este tipo de provocação”. Os republicanos exigem que lhes seja atribuída a “sanção económica existente mais pesada”, de modo a que o casal, considerado uma ameaça, “possa ser completamente isolado”.
Apesar das sanções económicas serem politicamente populares, Jay Carney, o porta-voz da Casa Branca já veio afirmar que pouco ou nenhum efeito teria. “Neste momento, o Jay-Z e a Beyoncé têm mais dinheiro que o governo norte-americano”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta esta notícia!